Uma casa com vista para a eficiência energética

alta de lisboa casas

A Internet das Coisas (Internet of Things) veio revolucionar a forma como nos conectamos e coexistimos com os nossos equipamentos, e isto também se aplica nas nossas casas e no nosso dia a dia.

Os conceitos de casa inteligente (Smart Home), automatização ou domótica estão cada vez mais presentes no nosso quotidiano e têm como principal objetivo melhorar o nosso conforto, segurança e também permitir uma poupança de energia.

 

O principal foco deste conceito é que todos os equipamentos estão conectados não só a si, mas também entre si, permitindo gerir todo o ambiente de acordo com as suas preferências e necessidades.

Hoje, mais do que nunca, os smartphones e tablets assumem um papel de maior destaque nas nossas vidas, permitindo-nos também controlar iluminação, eletrodomésticos, televisões, câmaras de vigilância, tudo isto através da conectividade e da Inteligência Artificial.

 

Ao interagir com a sua nova habitação poderá escolher, com comodidade, o funcionamento dos seus equipamentos  no dia a dia, adaptando-os para que haja uma poupança energética significativa.

Amazon, Google e Apple são 3 das empresas que se encontram na vanguarda dos assistentes virtuais, equipamentos que lhe permitem controlar com a sua própria voz todos os equipamentos inteligentes e conectados na sua casa.

 

Mas como podem estes equipamentos ajudar na redução do consumo energético? Vamos pensar em simples ações do dia a dia. Já terá acontecido sentar-se no sofá e constatar que se esqueceu de apagar uma luz noutro ponto da casa? Deixou o aquecimento ligado noutra divisão e pretende desligá-lo? Esqueceu-se de desligar o computador que está ligado a uma tomada inteligente no escritório?

Estas são algumas ações que pode executar por controlo de voz e que lhe irão poupar, cêntimo a cêntimo, vários euros na fatura de energia no final do ano.

 

Deve ter em atenção que para criar todo um ecossistema conectado não lhe basta ter um assistente virtual, deve ter um conjunto de equipamentos que se possam ligar à Internet para comunicar entre si, eletrodomésticos inteligentes, televisões inteligentes, tomadas inteligentes, termostatos inteligentes, entre outros. Sim, inicialmente pode ter de fazer um investimento que parece exagerado, mas a longo prazo a poupança será uma certeza.

 

Já se ausentou de casa? Não tem problema algum.

Mesmo estando fora de casa pode continuar a ser energeticamente eficiente. Caso tenha tudo corretamente ligado, a monitorização de equipamentos e controlo de ações pode ser efetuada em qualquer lugar usando o smartphone ou tablet.

Saiu de casa e esqueceu-se do ar condicionado ou de uma luz ligada? Quer aquecer a sua casa antes de chegar, utilizando o modo económico para evitar consumos elevados? Sem problema nenhum. Basta abrir a aplicação e ser eficiente.

 

VISTA ALTEAR

Para quem procura mais do que um espaço para morar, no ALTEAR encontra um lugar para viver. Constituído por 10 edifícios inteiramente sustentáveis, este novo projeto na Alta de Lisboa, lançado pela SOLYD Property Developers, vai dar uma nova vida à zona do Lumiar e da Quinta das Conchas. Será um novo centro dentro da cidade, graças aos 536 apartamentos e 29 espaços comerciais, às amplas zonas verdes para atividades ao ar livre e em que cada edifício oferece características distintivas, incluindo piscinas, ginásios, parques infantis ou organização em condomínio fechado.

O VISTA ALTEAR, um dos empreendimentos já em construção, é um condomínio privado com uma vista deslumbrante sobre o maior lago da cidade de Lisboa e os amplos espaços verdes do Parque Oeste, onde poderá encontrar a tranquilidade e qualidade de vida que merece. Mas há muito mais para conhecer. De apartamentos T2 a apartamentos T4, descubra os 50 modernos apartamentos de VISTA ALTEAR e encontre interiores amplos e luminosos, excelentes acabamentos e generosas varandas com vistas desafogadas.

No VISTA ALTEAR, além do conforto, comodidade e tranquilidade, a eficiência energética atingiu um nível superior. O isolamento e a luz natural permitem poupança de energia, seja por impedirem que o frio entre, que o calor saia ou por não ser necessário recorrer tanto à iluminação artificial. Mas estes não são os únicos fatores que contribuem para esta eficiência. Equipados com Domótica KNX, os T3 e T4 permitem um controlo integral das tomadas, iluminação, ar condicionado e estores de forma a poder tirar o melhor partido da automatização da sua casa.