Comprar ou arrendar casa?

Comprar ou arrendar é uma das questões mais colocadas por quem quer mudar para outro imóvel ou está prestes a ter a primeira verdadeira experiência de viver fora da casa de família. Apresentamos-lhe os prós e os contras de cada uma das opções.
A pandemia veio modificar as tendências, e a procura deixou de estar tão focada nos centros da cidade, privilegiando locais mais tranquilos, com uma maior qualidade dos espaços habitacionais, tanto no interior como no exterior. O teletrabalho fez disparar a procura por habitações mais espaçosas, como os T2 ou T3 na Alta de Lisboa, com melhor iluminação e espaço exterior, e onde a área envolvente permita espairecer e relaxar.
Arrendar a casa
Arrendar uma habitação, por exemplo, um T1 em Lisboa, implica responsabilidades. Ainda que as rendas estejam mais baixas, é importante não esquecer que existem outros fatores a ter em consideração.
O arrendamento de um imóvel envolve, sempre, a celebração de um contrato entre o senhorio e o inquilino. Esse contrato deve ser comunicado à Autoridade Tributária e estar em conformidade com as regras do Código Civil e do Novo Arrendamento Urbano (NRAU). Tem ainda de ter o certificado energético, documento obrigatório! Este certificado comprova o grau de desempenho energético do imóvel e deve ser requerido junto da Agência para a Energia (ADENE). Para isso, terá de entregar a cópia da planta do imóvel, a caderneta predial urbana, a certidão de registo e a ficha técnica da habitação.
O arrendamento tem vantagens, como a possibilidade de procurar outra casa caso ocorra algum problema, a hipótese de mudar de casa quando o contrato acabar, ou então o facto de não haver nada que o prenda à habitação de uma forma permanente. As reuniões de condóminos são também da responsabilidade do senhorio.
No entanto, o arrendamento tem também algumas desvantagens, como pagar por uma casa que será sempre de outrem, a hipótese de o senhorio querer a casa de volta, não poder fazer obras, ter de comunicar e esperar pela resolução, sempre que houver algum problema com um eletrodoméstico, ou a falta de controlo sobre aumentos do valor da renda.
Comprar uma habitação
A aquisição de habitação própria e permanente é um processo que deve ser muito bem ponderado, sendo tipicamente longo. Desde a pesquisa em portais de imobiliário na internet, passando pelos contactos com agentes imobiliários, visitas e toda a burocracia que envolve.
Quando se opta por comprar uma casa, é aconselhável ter bem presente que essa decisão deverá ser pensada para um prazo longo. Pouco sentido fará adquirir uma habitação para uso próprio se perspectivar vir a necessitar da mesma durante um curto espaço de tempo.
Se perspetiva uma menor mobilidade na sua vida, a opção de comprar uma casa torna-se a mais correta.
Além do preço, existem outros fatores a ter em conta na decisão de comprar casa. Localização, tipologia, áreas, acessibilidades, serviços e equipamentos nas proximidades, distância ao local de emprego e às escolas dos filhos, distância de familiares mais próximos, vizinhança, transportes públicos, entre outros. Todos estes fatores deverão estar alinhados com as necessidades da família, não só nas presentes mas sobretudo nas futuras.
Comprar uma casa é, um investimento pois está a constituir património. Terminado o prazo do empréstimo, o imóvel é seu. Por outro lado, tendo em conta o nível dos juros historicamente baixo e os preços do mercado de arrendamento, os valores das prestações mensais de um crédito habitação estão, neste momento, equilibrados com os valores das rendas, o que pode ser mais apelativo.
ALTEAR, a cidade ali tão perto
Se já decidiu que vai adquirir uma habitação e pretende mais do que um espaço para morar, no ALTEAR encontra um lugar para viver. São 10 edifícios, de apartamentos novos em Lisboa, inteiramente sustentáveis que vieram dar uma nova vida à zona do Lumiar e da Quinta das Conchas, na Alta de Lisboa.
Um projeto urbano do promotor imobiliário líder em Portugal – SOLYD Property Developers, o ALTEAR será um novo centro dentro da cidade, graças aos 536 apartamentos novos em Lisboa e 29 espaços comerciais, às amplas zonas verdes para atividades ao ar livre e em que cada edifício oferece características distintivas, incluindo piscinas, ginásios, parques infantis ou organização em condomínio fechado.
Atualmente, o projeto ALTEAR conta já com 4 empreendimentos em construção: LAGO ALTEAR (blocos A e B); LIFE ALTEAR; VISTA ALTEAR e PARQUE ALTEAR, onde o conforto e sustentabilidade são as palavras chave.
Estas são apenas algumas das vantagens de morar na Alta de Lisboa e nada como visitar este novo centro da cidade e ver pelos seus próprios olhos.
Ler o Artigo Anterior ou ler o PRÓXIMO ARTIGO. Se prefere voltar à página inicial do nosso blog, clique AQUI.